quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Tu Estás Comigo

Há momentos em nossa vida que nos sobrevêm um sentimento profundo de depressão. É como se Deus de repente não estivesse mais preocupado conosco. Em momentos assim, quase sempre, temos a convicção de que jamais alguém passou por sofrimento e dúvida iguais. Parte desse pensamento está correto; jamais outra pessoa irá passar pelas aflições que estamos passando. Em todo o mundo duas pessoas nunca irão encarar e sentir a perda de uma pessoa amada, por exemplo, da mesma maneira. Graças a Deus não fomos fabricados em série; somos extremamente complexos em relação aos outros; temos todos sentimentos próprios. Nisto reside a beleza da obra divina que é o ser humano.

No entanto, apesar de sermos emocionalmente diferentes temos sentimentos comuns a todos. Assim, quando nos encontramos nas profundezas do desespero temos a impressão que ninguém nos compreende e que somos únicos e isolados... Mas, nunca devemos esquecer, na depressão, que tais momentos são passageiros. Por mais escuros que nos pareçam os dias, eles não duram para sempre! As nuvens movimentam-se continuamente ainda que sejam movimentos lentos, imperceptíveis. Depois de uma noite escura o sol brilha pela manhã. Após o inverno frio e gélido segue-se o renovo da primavera recriando a paisagem, renovando a vida.

Passageiros! Assim devem ser os momentos de depressão em nossas vidas. Como cristãos, devemos ter em Cristo a base para enfrentar qualquer desespero; a Palavra de Deus diz:”...Tu estás comigo... ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei...” Os vales e as depressões são passageiros; a presença do Senhor, não! Ela é constante.“Não temerei! ”.O Senhor em Sua relação de amor conosco não permite que, como filhos purificados pelo sangue de Cristo e alimentados por esse amor, tenhamos de carregar, para sempre, sofrimentos numa caminhada solitária. Em nossas dores devemos olhar para Cristo, pois n´Ele reside a nossa esperança, Ele é, afinal, o nosso Salvador! ...Jesus também é chamado, "Homem de dores", pois como ninguém soube o que é padecer ao ponto de tomar sobre Si as nossas dores e enfermidades. Por excelência, é Médico de almas, Aquele que enxuga dos olhos toda lágrima, enquanto sussurra manso e suave:
“o choro pode durar uma noite mas, a alegria vem pela manhã",
(Salmo 30.56).

Ainda que o tempo tenha colocado dois mil anos entre as pessoas desta geração e a cena da crucificação, Jesus continua vivo! Nem Roma, nem Israel conseguiram destruí-Lo; a sepultura não O deteve. Ele permanece no mais alto Altar da Glória Celeste onde é proclamado por Deus, reconhecido pelos anjos, adorado pelos fiéis e temido pelos demônios. Ele é o Cristo vivo, Senhor e Salvador da humanidade, para sempre. O Grande Companheiro que diz: “Você não está sozinho! Estou aqui para renovar sua alegria. Ânimo! ”

Aleluia!

Rev. Marcos Batista
Igreja Presbiteriana do Brasil