sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Testemunho do Irmão Lázaro Parte 1

Testemunho 2 Lazaro Ex Olodum

Testemunho 3 Eu Me Lembro Lazaro Ex Olodum

Testemunho de Lázaro - Final

Cristo Vive

Benção de nosso Deus para 2009

“O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer
o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;
O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.”.
(Números 6.24-26).


Bênçãos! Quantas bênçãos recebemos de Deus em 2008?
Um antigo hino (CTP 231), diz assim: “Conta as bênçãos, dize quantas são, Recebidas da divina mão. Vem dizê-las, todas de uma vez, e verás surpreso o quanto Deus já fez.”.
E em 2009, quantas bênçãos esperamos? Ora, é natural que as desejemos, pois delas necessitamos para que nossos próximos dias sejam marcados pelo verdadeiro êxito.
No livro de Números 6.24-26 encontramos a bênção que dominicalmente é dada no final do culto. Que esta bênção, contida de 6 graciosas promessas, seja derramada sobre nós a cada dia deste 2009.

I – “O Senhor te abençoe”
A bênção provém de Deus! Deus é a Origem de toda boa dádiva!
Tiago 1.16-17 “Não vos enganeis, meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança”.
Não confundamos, contudo, “bênção” com sucesso de acordo com a minha vontade. A bênção às vezes pode ser o “não” de Deus para algumas coisas que desejo.
Que o Senhor te abençoe em 2009!

II – “... E te guarde.”.
Apesar das bênçãos de Deus serem “boas dádivas”, o coração do ser humano é corrompido pelo pecado. Por isso, enfrentamos tantos perigos. Perigos “físicos” e “espirituais”.
Salmo 121 “O Senhor é quem te guarda: o Senhor é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia nem a lua de noite. O Senhor te guardará de todo o mal: Ele guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.”
Guardar aqui é mais no sentido de ser preservado na aliança com Deus, do que não sofrer um acidente ou passar por aflições. A promessa do Salmo inclui o cuidado da alma (vida), coisa tão esquecida neste tempo materialista.
Que o Senhor guarde a sua vida em 2009!

III – “O Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti.”.
“Resplandecer a o seu rosto” significa a presença de Deus revelada. Para Israel a presença de Deus no deserto era verdadeiramente um brilho em meio à escuridão (Ex. 40.34-38)
“Sobre ti”, significa que Deus não é uma energia, mas que pessoalmente se revela, se mostra e se relaciona com os que são Seus.
Que Deus resplandeça Seu rosto sobre sua vida em 2009!

IV – “... E tenha misericórdia de ti.”.
Misericórdia em hebraico é hesed, que normalmente é traduzida por “amor”, “bondade”, “benevolência” ou “misericórdia”. Hesed é freqüentemente associado à Aliança (Exodo 20.6; 34.6). A própria Aliança é chamada hesed (Is 55.3). O hesed do SENHOR dura para sempre (Is 54.8; 55.3; Jr 33.11; Mq 7.20).
“Misericórdia” em hebraico também pode ser representada pelo vocábulo Rahamim. A raiz desta palavra é rhm, e tem o significado de: útero. Rahamim pode ser traduzida como “vísceras”, “entranhas”, “sentimento de amor”, “compaixão”, “misericórdia”. Misericórdia é, assim, o amor perdoador, gracioso, que não desiste de nós apesar de nossos fracassos e equívocos!
Que a misericórdia de Deus seja abundante sobre sua vida em 2009!

V – “O Senhor levante sobre ti o Seu rosto.”.
Significa um clamor para que Deus não esconda Seu rosto e preste atenção em Israel.
Que tragédia é sentir que Deus escondeu o Seu rosto de nós! Esta bênção, portanto, é uma grande necessidade que temos!
Os judeus ortodoxos ainda esperam o rosto de Deus se levantar, mas nós que cremos em Cristo, confessamos que Deus revelou Seu rosto em Jesus, o Messias.
João. 1.14: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a Sua glória, glória como do Unigênito do Pai.
João 1.18: “Ninguém jamais viu a Deus; o Deus Unigênito, que está no seio do Pai, é quem O revelou”.

VI – “... E te dê a paz.”.
O mundo carece de paz. Muito se fala em paz, especialmente nas mensagens de felicitações por conta da “virada do ano”. Há manifestos públicos e desejos privados por paz em todos os níveis de relacionamentos. Mas qual a paz que se procura?
Nestes últimos dias de 2008 acompanhamos estarrecidos as manchetes sobre os bombardeios de Israel na faixa de Gaza em resposta aos ataques que sofria. Mortes de ambos os lados. Terrorismo de ambos os lados. E o que querem? Afirmam com todas as letras que querem promover a paz. Paz por meio da violência é a pior ironia que nós seres humanos criamos.
Jesus disse: “Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo.”, (João 14.27).
Nós cristãos cremos que a paz tem nome, JESUS! A paz, portanto, só pode ser real quando o Senhor da Paz promovê-la no solo do nosso coração inclinado para a guerra. A paz verdadeira nos relacionamentos, quaisquer que sejam, começa quando o nosso coração se encontra com Cristo e passamos a gozar da paz de Deus! - Romanos 5.1.
Que a paz de Deus encha seu coração em 2009!

“O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;
O Senhor sobre ti levante o Seu rosto e te dê a paz!”.




Rev. Ézio Martins de Lima
Igreja Presbiteriana Independente Central de Brasília